segunda-feira, 9 de julho de 2018

SOLIDARIEDADE EGOISTA


Você deve estar pensando: solidariedade egoísta? O que é isso? Eu te explico.
Tenho observado como de maneira incrivelmente generosa as pessoas se dispõem a se aproximar das demais. Não são todas, justiça seja feita, mas boa parte das pessoas se aproximam de outras no intuito de ajudar, mas a partir do momento que não obtém as “recompensas” esperadas, assim como mágica desaparecem.
A pessoa se aproxima como quem se interessa pelo seu momento, e logo vem a contrapartida. Seja algum benefício material, seja um contato, um retorno de algo qualquer.
De fato não há o interesse pelo sofrimento do outro, de fato não há o afeto como foi colocado de forma tão entusiasta no início. E tudo bem, não somos obrigados a ter afinidade com todo mundo. Mas seja sincero.
Observo que na realidade a maioria das pessoas não está preocupada com o que sentimos, pensamos ou precisamos. Elas estão preocupadas em preencher suas próprias expectativas com relação a você e ao que você possa oferecer.
No fundo, acabam agindo como hospedeiros, sugadores de energia alheia. Tentando suprir suas carências individuais no convívio em sociedade.
Não há a preocupação de fato, há a curiosidade sobre a sua vida. Não há o carinho e o prazer em estar com você, mas o interesse em usufruir do que você possa oferecer.
Dificilmente presenciamos as pessoas demonstrando seus sentimentos simplesmente pelo fato de fazer o bem, multiplicando o amor, oferecendo o seu carinho “apenas” para melhorar o dia de alguém.
Quem realmente se importa, manifesta esse sentimento, mesmo através de um olhar, um abraço apertado. Quem realmente se importa, ora por você, e tenta compreender suas limitações. Quem realmente se importa, não perde tempo julgando quem está sofrendo, mas procura entender e respeitar.
Quem se importa, se importa. Quem não se importa, disfarça com sorrisos e elogios exagerados um sentimento que evidentemente não existe.
Quem não sabe se comunicar através da alma, faz muito barulho. Não acrescenta.
Por isso, não se preocupe em estar sempre junto de muita gente, se preocupe em estar próximo de você mesmo. Porque o dia em que você estiver centrado em si, você estará centrado com o divino que há em você. E isso te basta, acredite!
Não estamos nesse mundo para preencher expectativas, estamos para construir uma vida feliz e próspera, verdadeira, repleta do real sentimento de afeto, da paz de espírito.
O que custa nossa paz é caro demais. Não precisamos de sobrecarga de energia alheia contaminada por interesse, por vaidade, por inseguranças.
Não precisamos de amor por conveniência.
Precisamos de amor!