terça-feira, 23 de maio de 2017

Que tipo de pessoa é você?


Quantas vezes você se fez essa pergunta? Ou melhor, alguma vez você já se fez essa pergunta?
O que quero dizer é se você sabe de fato quem você é? Qual o seu propósito de vida? O que te faz feliz?
Tenho observado que na maioria das vezes tem um tipo de comportamento muito comum entre a maioria das pessoas: o vitimismo.
Grande parte da sociedade tem essa característica, se vitimiza o tempo todo, se auto-sabota, acredita ser merecedora daquele sofrimento, porque a vida é assim mesmo e etc etc etc.
Mas também não por coincidência, essas mesmas pessoas não fazem nada de diferente para mudar a sua vida. Se fecham em uma realidade onde falta prosperidade, falta felicidade e, sobra mau humor.
Sabe aquelas pessoas mais ou menos? Mornas. Tanto faz. Sem senso crítico, sem opinião.
Pessoas mornas, levam uma vida morna, se relacionam de maneira morna. Trabalham no que não gostam porque “não tiveram uma oportunidade melhor”, se casam com quem não gosta porque “está ruim dessa forma mas pior ficar sozinho”, e assim por diante.
Pessoas pequenas de espírito, levam uma vida pequena, e fazendo o que a “maioria sempre faz” vai viver da maneira como a “maioria sempre vive”. Pessoas importantes levam para dentro do peito alguma coisa de bom. Pessoas importantes se destacam porque fazem falta, fazem o diferente de maneira positiva.
Fazendo o que todo mundo faz, da maneira que todo está acostumado, você vai continuar sendo uma pessoa mais ou menos, igual a todo mundo.
Para conquistar o novo, é preciso fazer DIFERENTE. É preciso ter OUSADIA. É preciso ter CORAGEM.
Para ser alguém que faça falta, você tem que fazer sua presença VALER A PENA.
É como diz o filósofo, educador, palestrante Mario Sergio Cortella, todos nós vamos morrer um dia, o único jeito de você se manter vivo, é se fizer falta na vida de alguém, se manter vivo na memória de quem ficou; seja na sua casa, no seu trabalho, em uma comunidade que você frequente.
Que tipo de pessoa você é? Se você morresse hoje, alguém sentiria a sua falta?
Se você se senti triste, cansado, abatido, e alguém te oferece uma oportunidade nova você ouve, você analisa, você coloca como uma real possibilidade de vida, um novo caminho a se seguir. Você acredita, você batalha, ou você fecha a porta antes mesmo de ouvir o que as pessoas têm para te dizer, porque você acha que no fundo é tudo a mesma coisa, a crise se instalou no mundo inteiro e não há o que fazer?
Sempre há o que fazer, e não fazer, também é uma opção.
Sempre ouvi dizer que em chinês a palavra crise significa oportunidade. Depende de quem vê, de como vê, e do que você aprende com ela.
A crise serve para nos mostrar que algo não está bom. Que é hora de mudar. Você tem a opção de acreditar que pode ser um agente transformador da sua vida, ou simplesmente não fazer nada. Continuar vivendo uma vida mais ou menos, sem graça, sem perspectiva.
Tudo é uma questão de escolha. Só que não leve a vida sendo uma pessoa mais ou menos querendo receber os mesmos louros de uma pessoa que buscou fazer a diferença. Não existe glória sem esforço. Não existe conquista sem batalha. Não existe vida abundante sem o risco, sem a fé, sem a dedicação.
Afinal, que tipo de pessoa é você?