quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Não!


Já perceberam como é muito mais difícil dizermos não do que sim? Ando reparando inclusive, que esta onda do politicamente correto está cada vez mais limitando as pessoas em suas atitudes e suas opiniões. Pode ser bom, mas pode ser muito ruim também.
Quando pequena meus pais me diziam, “-Se alguém na esquina da escola te oferecer uma balinha você não aceita.”, “Se o amiguinho quiser pegar o seu material escolar e levar pra casa, você diz que não, porque ele tem que respeitar o que é de propriedade sua.” Um pouco mais velha, eles diziam: “-Se estiver em uma festa e alguém desconhecido te oferecer bebida você diz que não quer, nunca beba do copo dos outros, você nunca sabe o que pode ter ali dentro.” E por aí vai... Aí crescemos, e quando nos tornamos adultos, vemos a dificuldade que as pessoas têm em se posicionar, impor seus limites, se respeitar.
Parece que se esquecem desses tais ensinamentos “infantis” e passam a construir um universo de medo, mentira, falsidade e até discriminação. É, impedir alguém de dizer o que sente e quer realmente fazer da “sua” própria vida é também discriminação, e falta de respeito.
Quando abrimos exceções o tempo todo e aceitamos tudo o que as pessoas a nossa volta nos “obrigam”a fazer, haverá um momento em que nossas vidas não mais nos pertencerão, e a carga que carregaremos sobre as nossas costas, acumuladas dos problemas, anseios e inseguranças dos outros, se tornarão nossas também. E aí mesmo que dê aquela vontade de negar o que já foi aceito, não dá mais para voltar atrás.
O problema de não saber dizer não, é que se torna uma bola de neve, que cumulativamente nos corrompe, nos contagia, nos impede de viver.
Um não dito com elegância, classe e categoria, pode ser melhor do que muito sim dito de forma agressiva, repleto de cobranças e murmuração.

Aprenda a dizer não para o que te desagrada. Diga sim para você mesmo! Claro, pode abrir uma exceção aqui outra ali, mas lembre-se de se posicionar. Ou você prefere continuar comendo a balinha do cara estranho da esquina da escola? A maior parte das vezes, a escolha a sua!