domingo, 22 de abril de 2018

Renascer...


-->

De fato eu tenho a sensação de que estou sempre renascendo. Me sinto em constante mutação, aperfeiçoamento, evolução. Não que eu fosse pior. Mas a vida me impôs esta condição de mudança, diversas vezes, de diversas formas. E não posso nadar contra a maré.
Cada vez que o barco balança e afundo no oceano desconhecido e frio, encontro uma nova paisagem, um cenário diferente. Que exige de mim esforços que me impulsionem subir novamente à superfície.
Sei que existe um movimento maior no céu que assegura nossas vidas, por isso cada vez que nado até o fundo do oceano, mesmo no meio às correntezas frias, arraias e tubarões, me intimido, mas não paro de nadar.
Sempre me senti diferente de algumas pessoas. Nunca vi a vida de maneira materialista e normal. Para mim tudo é poesia. Vejo sentimento em cada momento, cada ação, ou falta dela.
Sinto amor através das pessoas, das plantas, dos lugares. Reconheço a beleza e a força do sol, e do movimento das águas, que tanto abastece quanto destrói. É assim.
Somos um conjunto de sentimentos, emoções, glórias e, dessabores. É assim!
O importante é não negar o sofrimento, mas justamente, saber reconhecê-lo, sentir, e superar.
As lágrimas são importantes tanto quanto o sorriso. Lembre-se: tudo em excesso é descontrole.
Precisamos sim morrer muitas vezes, para aprender a renascer, e nascer outra vez mais. Esse é o movimento da vida. Transformar dói. Mas vale muito a pena!
Seja no Pacífico, no Atlântico, no oceano Índico, seja onde for. As águas profundas são sempre escuras. Assustam. Mas quando aprendemos a nadar com tranquilidade, e usamos os equipamentos de maneira correta, ah ...como é lindo! Quanta cor existe no fundo do oceano. Quantas espécies raras, quanta harmonia. Se soubermos olhar com gratidão, é possível ver os raios de sol que mesmo bem lá no fundo, penetram, levando um pouco do calor, transformando a natureza de forma surpreendente, nos trazendo paz.
Na nossa vida também é assim. Mesmo no meio das situações adversas, existe a beleza da transformação, da evolução, da superação. Viramos super-heróis. Cada dia mais fortes. Mais indestrutíveis.
Não tema as mudanças. Procure o melhor olhar. O melhor sentimento. Acredite naquilo que te leva adiante. E nade. Nade muito. Pare para respirar quando necessário. Se apoie nas pedras, aproveite a correnteza. Mas não desista. Não fique olhando para trás, vendo o quanto do percurso já concluiu. Olhe para frente. Identifique a terra firme, e lute onda a onda até chegar lá!
Nade, nade, nade....não pare de nadar. Esse é o propósito da vida.
Hoje, já não busco mais um caminho. Apenas vivo. Olho para o passado com alegria e gratidão. E me preocupo com o futuro com a limitação que me cabe preocupar. De resto, faço minhas orações, diárias, de hora em hora, minuto a minuto.
Sei, que se o barco balançar de novo, posso até cair nas águas profundas e frias. Mas sei nadar. E se for de maneira sábia e tranquila, vou encontrar o raio de sol que me levará à superfície colorida e segura. E conseguirei respirar novamente.
Renasci ontem. Renasço hoje. Renascerei sempre!
Precisamos “respirar” para nos mantermos vivos!