terça-feira, 11 de março de 2014

JURANDIREANDO

Estes dias meu sogro fez aniversário, e descobri que aprendi um verbo novo: jurandirear!
Sabem aquelas pessoas, que estão sempre te ensinando alguma coisa, sem pretensão, muitas vezes sem a consciência, sem a intenção? O Sr Jurandir é assim! O convívio com ele é sempre um aprendizado, uma alegria, uma lição de vida!
Jurandirear é amar. Amar ao próximo, transferir amor, contagiar com o amor.
Jurandirear é se doar. Doar amor, doar o que tem, doar o que não tem. É tirar de si mesmo, para entregar ao outro, que pode estar precisando mais do que nós!
Jurandirear, é alegrar. Alegrar quem está ao seu lado, mesmo que a vida dê motivos para o desânimo.
Jurandirear é batalhar. Batalhar mesmo que com dificuldade.
Jurandirear é não desistir. Persistir, com força, garra.
Jurandirear é emocionar. Tocar a almar, aproximar de Deus.
Poderia dar vários significados para ao “verbo” jurandirear, tão cheio de riquezas, de sentidos.
Escorregar, e cair. E levantar, e cair novamente. E nunca desistir. Uma hora as coisas vão dar certo. Uma hora alguém “lá em cima” vai mudar o cativeiro, vai levantar a cabeça, vai fazer justiça completamente.
Jurandirear é isso, amar, se doar, alegrar, nunca desistir. Jurandirear é ter fé, é acreditar.
Jurandirear é ter a palavra certa, no momento exato, com a sabedoria devida. É com simplicidade, conseguir expressar os sentimentos mais complexos e os assuntos mais difíceis.
Jurandirear é vencer a cada dia, e vencer novamente se for preciso. Jurandirear, é saber viver!
É fazer de um problema, uma oportunidade de vida! Uma nova forma de crescimento.
É saber transformar o trovão, em batuque de escola de samba. É dançar “frevo” no meio da molecada, e conseguir se destacar mais do que as alegorias do carnaval. De forma avassaladora, e simples. Muito simples, humilde, sincera.
Jurandirear é conseguir reunir os “caquinhos esparramados pelo chão” e construir a partir deles estruturas poderosas, que fortalecem, embelezam, dão sustentação, a qualquer pobre mortal como nós!
Jurandirear é vida, que vence a morte, e vence a vida, novamente. É saber construir um arco-íris por onde passar, e deixar sempre um pote de ouro no coração de cada um, com quem tiver a felicidade de compartilhar!
Pudera cada um de nós conseguíssemos descobrir o verdadeiro sentido da vida, e reconhecer o valor da nossa existência, desta maneira tão sobrenatural.
Pudera muitos de nós fôssemos capazes de jurandirear ao menos um pouquinho. Ao menos uma vez por semana, ao menos uma vez na vida! Faria tão bem...
Que tomados destes sentimentos, possamos se não jurandirear, adrianear, maurianear, andreriar, por aí, por aqui, por todo lugar! Todo mundo deveria ter um pouco de Jurandir dentro de si, não deveria?