quinta-feira, 1 de março de 2012

ESPERA QUE O SOL JÁ VEM

www.drikaflores.blogspot.com


Por estes dias tenho "ouvido na memória" diversas vezes aquela canção que diz "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez..." Fiquei pensando então como é fenomenal este processo de movimentação desta estrela, que vai e volta, influenciando a vida de todos nós...

Já repararam que o SOL quando nasce, traz consigo a esperança do que estar por vir? A esperança de que o dia de hoje seja melhor do que o que se foi, a vontade de conquistar novos caminhos, passear por novos lugares, encontrar muitas pessoas. O nascer do sol é tão forte que por muitas vezes nos traz a certeza de não cometermos os mesmos erros do passado, reafirmando diariamente, que há movimento no céu, acendendo a fé sobre nossos anseios, pensamentos, decisões.

Em contrapartida à sua chegada, o SOL quando se põe, apesar de reproduzir umas das paisagens mais belas do universo, leva embora o que não foi realizado naquele dia, leva nossas ilusões, enterra nossos anseios no infinito desconhecido causando certa dor dentro da nossa alma: "ah, não foi desta vez...".

Mas que bom que ele nasce todos os dias, e renova nossa esperança, nossa fé. E assim como pode trazer boas energias, também pode levar consigo a mágoa que se foi, a angústia que se apagou, o sofrimento substituído. Depende do nosso olhar!

Há algum tempo aprendi a valorizar o nascer do SOL todas as manhãs ao acordar. Olhar para o céu e reconhecer a importância daquele "novo dia" é uma forma de agradecer a Deus pela nova oportunidade recebida: mais uma chance para acertarmos, emocionarmos, fazermos a diferença positiva por onde passarmos.

E dá certo! Ser agradecido ao divino pelas oportunidades da vida, até pela falta delas, nos aproxima do sagrado, nos fortalece, nos tranqüiliza.

Ai o SOL... Seu poder é tão forte que mesmo entre nuvens, trovões raios e tempestades, muitas vezes, consegue se manifestar nos presenteando com arco-íris maravilhosos e encantadores, que nos remetem à infância e reacendem a esperança do encontro com o tão precioso pote de ouro... É mágico! Pode ser!

Assim como o brilho desta estrela nos contagia, por mais que muitas "nuvens" traiçoeiras apareçam no nosso caminho, não podemos permitir que essa luz se apague, seja encoberta, ofuscada. Cada um de nós tem um brilho particular que faz a diferença no universo. Descobrir onde encontrá-lo talvez seja a grande conquista de nossas vidas.

Como encontrar dentro de nós mesmos o sentimento sem sentido, a razão sem argumentos, o desespero sem causa? Como curar o desconhecido, alcançar o inimaginável, desenvolver o inatingível para nós pobres mortais?

Como traduzir em palavras os sentimentos mais controversos e conseguir a movimentação dos céus para que nossa luz sobressaia, permaneça, nos complete?

Como não ser mais um na multidão, perdido no caminho para a própria casa? Casa? Que casa?

Como enxugar as lágrimas do nosso amado sem deixar escorrer as nossas copiosamente?

Como passar a força que não possuímos, oferecer o bom conselho que não seguimos alcançar objetivos que não cremos? Como, como?

Para sermos SOL, precisamos nos acreditar SOL. Brilhar, iluminar, contagiar, movimentar. Para parecermos SOL, precisamos ter sua beleza de alma, sua força de espírito, sua grandeza de ser.

Como sermos SOL com aspecto de outra estrela em outra galáxia qualquer sem ao menos sermos notados, observados, valorizados por isso?

Talvez seja mais fácil sermos nuvem, tentando ofuscar a grandeza dos outros, ou trovões esbravejando aos quatro ventos, propagando uma força que talvez não tenhamos. Ou até raios destruidores, sem sentido. Mas e o brilho, a emoção, o arco-íris?

Eu quero ser SOL! Propagar o que é bom, produzir raios coloridos na vida das pessoas, distribuir baús repletos de ouro! Isso sim vale à pena, combina comigo, esquenta a alma!

Não posso me contentar em ser nuvem se posso produzir brilho intenso! Não consigo enviar a chuva quando minha vontade é fazer brotar o calor humano! Não posso me enganar e fingir que gosto do cinza quando fico tão bem de amarelo-dourado! Não posso...

Anular nossas vontades, desconsiderar nossas aptidões, ofuscar nossos talentos pode até nos encaminhar a lugares retos e tranqüilos, mas e o arco-íris?

Descobri que para sermos SOL, talvez o caminho seja mais longo, mais difícil, mas quando encontrarmos a luz no final do túnel não há sentimento que substitua.

Descobri que para sermos realmente SOL entre contradições, devemos nos comportar como vento, pássaro no céu, estrelas de menor notoriedade. Para sermos realmente SOL, precisamos ter a humildade necessária de reconhecer a importância de cada membro no processo de nascimento. Para sermos SOL é preciso ser merecedores... Não basta termos talento, não basta o conhecimento, a influência. "Quem" ascende a luz do SOL não tem os mesmos valores que a maioria da multidão. É por isso que vemos tantas estrelas "pouco preparadas" brilhando, brilhando...

Eu quero sim ser SOL, mas merecidamente...

E como diz o Renato Russo: "Mas é claro que o SOL vai voltar amanhã, mais uma vez... Eu sei... Escuridão, já vi pior de endoidecer gente sã! Espera que o SOL já vem... Nunca deixe que lhe digam que não vale à pena acreditar no sonho que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vai ser alguém... Quem acredita sempre alcança! Mas é claro que o SOL vai voltar amanhã..." EU SEI!

 


--

Obrigada

Adriana Flores Mafra