domingo, 18 de abril de 2010

Dicas para quem quer ingressar no Mercado de Trabalho

Existem alguns dilemas que assombram as mulheres que têm vontade de ingressar no mercado de trabalho.
Primeiro que profissão desenvolver, de forma que obtenha sustento e ao mesmo tempo consiga dar o suporte a casa, aos filhos e ao marido. Depois, como organizar este tempo, e ainda se manter bela, interessante, atraente e “saudável” no meio disso tudo.
Confesso que encontrar respostas para esta situação é algo muito difícil, mas se pudesse opinar, diria: primeiro tente encontrar dentro de você algo de que goste realmente de fazer, e importante que acredite que possa fazer muito bem. (
saber reconhecer nossas fraquezas e limitações nos faz economizar tempo e desgaste em atividades onde não seríamos bem sucedidos.).
Segundo, procure ver se esta atividade tem boa perspectiva no mercado atual, e futuro, e se não, qual outro caminho próximo você pode tomar, que também te realize e ao mesmo tempo, consiga ganhar algum dinheiro.
Vamos falar a verdade? É lindo dizer que temos que fazer o que gostamos e tal, mas e o arroz com feijão, a conta de luz, água, o colégio dos filhos? Quem paga? Aquela história de “um amor e uma cabana” é um tanto romântica para a realidade que nos cerca.
Calma! Eu sou a primeira a defender o lúdico, o mágico, o especial, mas não podemos ser irresponsáveis, sonhadores sem realizações ou poetas mortos de fome. É preciso ter equilíbrio, como em tudo na vida.
Este pensamento direcionado, focado, e determinado é muito importante. Quando pensamos em trabalhar e em dar suporte às atividades da casa é fundamental, termos um período livre para conciliar isso, ou mesmo, desenvolver alguma atividade que possamos fazer dentro de casa, ou ainda sermos empreendedores de nossos próprios negócios.
Não é fácil achar este caminho. Mas ninguém melhor do que você mesma, é capaz de direcioná-lo. O importante é acreditar que é capaz de desenvolver coisas boas, que tem algum talento e muita capacidade de aprendizado. Todos nós somos capazes de desenvolver qualquer coisa desde que haja muito estudo, dedicação e vontade. As demais coisas serão acrescentadas naturalmente à medida que a experiência e a diversidade de situações forem nos dando jogo de cintura e malícia, trazendo a segurança necessária que precisa um GRANDE VENCEDOR.
Nunca deixe alguém falar que não pode fazer alguma coisa. Eu acredito em você. E você? Acredita?