quarta-feira, 25 de junho de 2014

Hum...que pão!


Desde jovem ele sempre foi o “pão”do pedaço! Arrancando suspiros por onde passa! Elegante e sedutor, já foi chamado até de marajá! Eu, adoro!!
Quem não gostaria de ter um pão assim dentro de casa? Um “pão” de carne e osso, alma, e um coração maior que o mundo?
Saboroso como um pão de “minuto”, não é croissant mas é tão refinado quanto. Não é pão de mel, mas o seu “recheio”, hum, é melhor que doce de leite! (não resisti!).
Feito com farinha de primeira e ovos da granja, é o melhor pão que eu conheço! Aliás muita gente faria fila só para experimentar um pedacinho! (mas teria que travar uma guerra boa com a Izinha que cuida desta pão como ninguém!).
Este “pai”a quem hoje eu chamo de pão, é um presente na minha vida! E na vida de muita gente.
Com uma capacidade intelectual diferenciada, sempre foi generoso, e dividiu seus conhecimentos por onde passava. Formou-se administrador e assim criou sua família, mas é como professor que recebe os louros da alma! Com livro editado e admirado por onde passa, conquista, encanta, ensina. Mestre no conhecimento da carne, seus ensinamentos se diferenciam mesmo pela sabedoria espiritual! Muitas vezes fui surpreendida por um destes seus “alunos”que aos prantos agradecia pelo pai que eu tinha...mas ele é mmmeeeuuu, pensava!!!(ciuminho bobo!).
Com nome de apóstolo, meu pai (o pão!), sempre foi referência de honestidade, boa conduta, fé! Com ele aprendi valores como respeito, dedicação, disciplina.
Aprendi que pai e mãe são sagrados, merecem reverência, atenção, cuidado. (com muito prazer!).
Quando mais jovem, mais sério e exigente, ensinou a mim e meus irmãos o verdadeiro sentido da vida. Sempre dizia: “A maior herança que deixo para vocês é o estudo! Se deixar dinheiro e vocês não tiverem estudo podem por tudo a perder. Mas se tiverem estudo, podem construir o caminho próspero de vocês!” Hoje somos todos formados, pós-graduados e gratos. Ele nos fez assim! (ele e minha mãe querida!).
Meu pai sempre viveu para família! Tudo o que fez, conquistou, ganhou, foi para a família. De coração aberto, através de um esforço sublime, de uma dedicação sem igual. Sempre nos passou segurança, a certeza de que nenhum mal nos aconteceria porque ele estava ali para nos proteger! E sempre está!
Hoje mais suave e sensível, continuo aprendendo com ele. A ser paciente, humilde, resiliente, a nunca desistir. A lutar, independente das circunstâncias. A orar, e não reclamar.
Assim como o pão quentinho quando sai do forno, meu pai sempre deixa um bom perfume por onde passa, o que me faz ter um orgulho tremendo! Afinal, quem não gosta de pão?
Hoje ele virou pão, mas também poderia ser gato, pela quantidade de vezes que renasceu! (Deus sabe que não conseguiríamos viver sem ele!!) Meu pai tem uma vida diferenciada, com muita história de superação para contar! Coisa mesmo de super-herói.
Tá vendo só, tenho uma pai pão, gato, super-herói...só faltou ser presidente do Brasil! (quando crianças, em casa, sonhávamos que ele um dia seria o presidente do país. Se assim o fosse, certamente muita coisa estaria melhor! ).
Só por hoje imagine que você é um pão. Pão doce, pão de leite ou até pão integral. Examine a consistência da massa, o formato, o recheio. Mas perceba mesmo seu sabor. Saboreie, examine e se o gosto não estiver bom, troque os ingredientes, mude o fornecedor.
Eu indico esta receita nova, mas vou logo avisando: é muito difícil de concluir. Este pão a quem me refiro hoje, possui uma mistura muito especial, um ponto difícil mesmo de alcançar. Com todo respeito, não é para qualquer assistente de cozinha, tem que ser chef! Mas, eu se fosse você tentava aprender, afinal todo grande chef já queimou sua fornada ao menos uma vez na vida!
Esse pão, pai, pão, enfim...é uma delícia, eu garanto!!Vale a pena tentar...