quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mulher Moderna X Homem...

Já repararam que a relação homem-mulher está cada vez mais complicada? É que com todo o desenvolvimento das mulheres, reivindicações e conquistas, muito tem se perdido pelo caminho, e em algum momento, esbarramos com uma dificuldade aqui outra ali.
Acho que junto com os sutiãs alguns sentimentos importantes foram queimados também, o que nos deixou com um vazio padrão de comportamento. O posicionamento proativo de muitas mulheres, tão independentes, ajudou a criar um homem por vezes inseguro e por outras, acomodado.
É certo que nós mulheres somos inteligentes, batalhadoras, guerreiras. Mas não podemos esquecer que a nossa feminilidade é parte inerente da nossa natureza. Algumas carências existem, independentemente de querermos ou não. O que acontece, é que aprendemos a conviver com este homem moderno, que foi moldado por uma certa mulher moderna, que quis ser igual a ele. E agora sentimos falta do “homem de antigamente”.  Fatalmente, eles também sentem falta de algumas características daquela mulher que os aguardava com a comidinha pronta, a casa toda arrumadinha, banho tomado.  São os ócios dos tempos modernos transformando as relações.
E agora? Como resgatar aquele homem que abria a porta do carro, mandava flores, pagava a conta do restaurante? Como se manter atualizada, moderna, trabalhar, ter independência financeira, e preservar o romantismo? Demonstrar a fragilidade feminina na hora de receber um carinho, um elogio, um apoio? Como ser forte para suprir um lar, e ao mesmo tempo se manter delicada frente às dificuldades da vida? Como conquistar novamente o mesmo homem, tendo adotado comportamentos diferentes ao longo dos anos?
Como ser direta, prática e ofensiva no trabalho e se manter discreta e defensiva na hora da conquista? Como ser corajosa, empreendedora e atirada, na hora de fechar um negócio, e se manter cautelosa e pouco arrojada na hora de criar os filhos?
É muito complicado para esta mulher atual saber se posicionar, conseguir encontrar o equilíbrio necessário para não desandar aqui ou ali e ainda ser merecedora de admiração. E o que dizer do homem que se relaciona com esta mulher em transformação?
Uma coisa é certa, independente de como se comporte a mulher e o homem nos tempos modernos, o importante mesmo é preservar o respeito, o equilíbrio e o amor.  Encontrar o que realmente faz diferença para um e para outro sem que isso agrida ninguém e mantenha o romantismo e a poesia. Por um lado, é até bom, não termos mais padrões rígidos para comparação, porque assim as pessoas têm a oportunidade de encontrar seu próprio caminho, sua própria postura, sua própria maneira de viver.
Existe uma diversidade tremenda de parcerias amorosas nos tempos atuais, e se comparar a este ou àquele pode fazer com que nossa vida se transforme em uma tempestade. Escute seu (a) parceiro (a), e decidam juntos o melhor caminho a seguir. O verdadeiro amor não faz para o outro o que gostaria de receber, mas oferece justamente o que o outro necessita.
Temos que nos acostumar com as novas famílias onde o homem leva os filhos para a escola e a mulher viaja a serviço. Onde o homem aprende a cozinhar e a mulher come fast food. Onde os filhos passam mais tempo na escola do que dentro de casa e muitas vezes temos que reeducá-los nos finais de semana.
É fundamental que este homem moderno reconheça que nós mulheres continuamos necessitando de proteção, apoio e carinho. E a busca por um trabalho e desenvolvimento foi apenas uma forma de dizer que somos capazes de produzir além das panelas e vassouras. Uma forma de falar que estávamos insatisfeitas com a maneira como nos consideravam aquém das principais decisões que também afetavam nossas vidas.
De resto, tenham paciência com nossas inseguranças e histerias. Continuamos sendo como as rosas, lindas e graciosas, muitas vezes com espinhos aparentes, mas no fundo, o que queremos mesmo, é exalar um perfume sedutor que nos eternize no coração de um homem apaixonado que nos trate com respeito, romance e amor.
Rosas, margaridas, violetas... Somos flores!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMO É BOM TER AMIGOS

Como é bom ter amigos! Eles esquentam nossa alma, preenchem nosso coração. Quem tem amigos, nunca fica sozinho, e mesmo quem queira se isolar sabe que se for preciso, tem com quem contar.

Amigo verdadeiro é aquele que transpassa o tempo, o espaço, as dificuldades. Fortalece-se na tristeza, nas situações de angústia, de sofrimento. E se confirma nos momentos de alegria, festa, realização.

Amigo bom mesmo é aquele que te trata da mesma maneira independente de quanto tempo faça que não tenham se visto. Porque o que assegura uma boa relação de amizade não é a quantidade de informações que você possui da vida do outro, mas a profundidade e verdade dos sentimentos envolvidos.

Divertido é observar como cada amigo é diferente e reconhecer nestas diferenças uma forma de graça e aprendizado. Tentar compreendê-los e fazê-los se sentirem aceitos porque mesmo diferentes, são igualmente dignos do nosso amor e atenção; assim como você.

Tem aquele amigo engraçado, despachado, piadista. Tem o tímido, que depois de umas cervejas se transforma. Tem o curioso, o "fofoqueiro" (fofoqueiro não, dotado de capacidade excessiva de comunicação da vida alheia). Tem o chorão, e o que quase nunca demonstra o que sente. Têm os mais sérios, os que riem por qualquer coisa e até aqueles que se parecem com você!

Tem amigo que é bacana, mas insiste naquela camisa xadrez colorida que te faz pensar "ai se não fosse meu amigo..."

A que namora todo mundo e te deixa na saia justa, e a que nunca namorou ninguém.

É assim mesmo, cada um é de um jeito, tem seu estilo, suas manias e ambições. Por um motivo ou outro, nos aproximamos, estreitamos as relações, aumentando os sentimentos, desenvolvendo a cumplicidade.

Cumplicidade, um bom amigo é sempre cúmplice. Mesmo quando discorda de você. Te acompanha, estende a mão, oferece o ombro, por mais que tenha te avisado que "as coisas poderiam não dar certo"!

Quem tem amigo tem sempre uma porta aberta. Uma ajuda para arranjar emprego, uma oportunidade para aprender. Dificilmente passa necessidade, e se tem sobrando, tem sempre com quem dividir.

O bom amigo não cobra o que o outro, por um momento, não pode oferecer. Está sempre de braços abertos, sabe que uma hora, ele virá a seu encontro.

Quem tem amigo tem sempre um conforto presente, alguém para dividir um pedaço de bolo, um copo de cerveja, um cinema no final de tarde.

O mais bacana é que amigo não restringe grau de parentesco. Pode ser desconhecido, do trabalho ou até da família, muito próximo como seus pais, seu marido, ou mesmo um irmão.

O amigo não tem sexo, não tem idade, muito menos religião. E por mais que você brigue com ele, não consegue ficar com raiva, por que no fundo, a dor da sua ausência é sempre maior do que o motivo gerador da discórdia.

Amigos são enviados de Deus que nos ajudam a enfrentar a vida, e nos fazem sentir especiais.

Ainda que percorramos muitos caminhos, eles sempre aparecem de uma forma ou de outra, nos fazendo reconhecer verdadeiramente que "alguém lá em cima" está a fim de nos ajudar.

Sou muito feliz por ter amigos. E por mais que a vida ás vezes nos leve por diversos destinos, onde quer que eu vá, meus amigos vão comigo, fazendo parte das minhas lembranças, me dando forças para caminhar, e muitos motivos para estar logo de volta.

Estive com grandes amigas por estes dias, e voltei para casa sorrindo. Então concluí: amigo é aquele que faz bem para nossa alma!

Obrigada meus amigos por vocês existirem na minha vida, e compreenderem, que mesmo com minhas imperfeições ou excentricidades, sou parceira para toda hora, e fiel por toda vida. E me abraçarem com tanto amor, tanto carinho, tanta consideração...

Ah como é bom ter amigos... Voltei para casa sorrindo...





--

Obrigada

Adriana Flores Mafra