sábado, 24 de setembro de 2011

O que dizer deste povo brasileiro...


Se pararmos para observar a quantidade de histórias “fabulosas” que temos ao longo do nosso Brasil, ficaríamos loucos. O povo brasileiro é um povo sofrido, que sabe bem o significado do “suor do próprio rosto”. Certas histórias chegam a ser fantásticas se não fossem tão dramáticas. A capacidade de superação do ser humano, de luta, de força e coragem, são coisas absurdas. Famílias inteiras passando dificuldades de toda ordem: financeiras, de saúde, enfim.
Pequenas “construções” que abrigam sete, oito pessoas. Sem infra-estrutura nenhuma, sem condições de higiene que dizer de conforto. Amontoadas, encostadas umas as outras, sendo agente disseminador de doenças diversas, para o corpo e para a alma. Casas “remendadas” aos poucos, escoradas na beira dos rios ou nas encostas dos morros. Sujeitas à contaminação de enfermidades vindas da água suja do esgoto derramado, ou mesmo a deslizamentos de terra gravíssimos, destruindo famílias e mais famílias de uma só vez.
E as pessoas vão levando, por horas trabalhando, por outras passando mais apertado, quando dá faz uma comprinha, quando não dá se mantém com doações. A barriga que dói por falta de comida, a saúde que falta decorrente da má alimentação.
Crianças que cuidam de crianças, mutuamente, sem o direito de brincar. Famílias inteiras, que sem instrução, passam dificuldades absurdas para sobreviver. Moram mal, comem mal, vestem o que tem provavelmente já usado “por outro alguém”. Andam de transporte público três, quatro horas por dia, em ônibus apertados, ou trens em condições subumanas, locomovendo-se muitos trechos a pé, pelo acesso dificultado, ou pela ausência de dinheiro.
O que dizer deste povo brasileiro, que é o suporte da nossa pirâmide, e ainda tem criatividade para compor, cantar, sambar, e alegrar a cultura social?
O que dizer deste povo brasileiro que passa necessidade, mas é incapaz de pegar o que não é seu?
O que dizer deste povo brasileiro que vota em um político confiando na condição que ele tem de ajudar a sua situação, e descobre que o “amigo influente” na verdade não é tão honesto assim? Mas é incapaz de protestar, acreditando que dá próxima vez será melhor.
O que dizer deste povo brasileiro que se vê obrigado a colocar seus filhos em escolas públicas, muitas delas despreparadas, sem estrutura adequada, e ainda são cobrados por um erro de português?
O que dizer deste povo brasileiro que convive diariamente com a violência, a “guerra civil”, o tráfico de drogas na porta de casa, enriquecendo os vizinhos “desviados para a criminalidade” enquanto passam necessidade, e ainda tenta persuadir o filho de que a honestidade e retidão valem à pena?
O que dizer deste povo brasileiro que divide com o próximo o que não tem, confia em quem usa seus direitos, e ama até mesmo quem não conhece? Este povo que abraça turistas de todas as nações sorri para todo aquele se fizer receptivo, e tem esperança maior do mundo de que “alguém lá em cima” com todas as dificuldades um dia o trará uma vida melhor?
O que dizer deste povo brasileiro que samba, sorri e joga futebol como ninguém, e virou a cara do Brasil? Nos postais que atraem a atenção do mundo, não está uma foto do seu vizinho com carro importado, ou da mulher do seu chefe saindo da academia. Nada errado em ter vida boa, e saber aproveitar o que nosso dinheiro pode oferecer. Mas reconhecer algo especial neste povo brasileiro que merece todo respeito e admiração, talvez seja o começo para amenizar muitas enxaquecas sem sentido.
É difícil, muito difícil. Muitas vezes pensando sobre o assunto, acredito que com a dificuldade, nos aproximamos mais da presença de Deus, que nos conforta, resigna e fortalece. Acredito que talvez este povo brasileiro, seja tomado por um amor descomunal, que os impulsiona a caminhar, esperançosos de que o amanhã será melhor. Acredito que deve haver um amor transcendental que transforma as dificuldades em desafios a serem superados, transportados, vencidos.
Seja qual motivo for uma coisa é certa, existe algo de grande, forte, iluminado, especial neste povo brasileiro, que nos ensina todos os dias que viver vale à pena. Este povo brasileiro que nos mostra que mais importante do que ter um carro zero, é ter saúde para se locomover. Que mais importante que morar em uma casa grande e confortável, é morar junto de quem a gente realmente ama. Que mais importante do que alimento que engorda nossa carne, é comer do pão que vem de cima, e fortalece a alma. Que mais importante do que nos comparar aos demais, é tentar superar nossas próprias dificuldades a cada dia.
Finalizando este texto chego à conclusão de que talvez os valores relacionados à riqueza estejam um pouco invertidos. E que mais importante do que a riqueza material tão perseguida, talvez seja a riqueza sobrenatural que nos coloca acima do bem e do mal, em constante estado de graça. A tal riqueza que não se compra, se merece. Que é destinada a poucos e transforma humildes batalhadores da favela, em referência nacional, cartão postal de um país. Foi analisando este tão falado povo brasileiro que cheguei à conclusão de que riqueza é mesmo uma questão de ponto de vista!

PENSAMENTO

“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém alem de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem."