quarta-feira, 17 de julho de 2013

"Detalhes" nem tão pequenos!

Certamente alguns de nós já ouviu frases deste tipo: “Ah, isso é um detalhe...”, “Não ligue pra isso, é um detalhe...”. Detalhe? Pormenor, minúcia. Algo de pouca importância ou valor. Será?
Dia destes andei me perguntando, então o que dizer do sal que compromete o sabor, da pimenta que queima nossa boca, daquele olhar que compromete, do sorriso revelador?
Os detalhes quando identificados, e elucidados, saem de sua situação de pormenor, tornando-se grandes cumulativamente, e até fundamentais.
O que dizer dos casais que embalados por Roberto Carlos cantam sem perceber: “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer. E a toda hora vão estar presentes. Você vai ver...”.
Um bilhete de amor, uma rosa no momento certo. Um sorriso que traz confiança, um olhar que transmite seriedade. Um toque, um abraço, uma palavra amiga. Uma data especial, uma roupa adequada, um elogio necessário. É como o feixe de luz que faz crescer a vegetação, como o ar puro que renova os ânimos, como um dia de Sol em meio a tempestade.
E o que dizer de sua falta? O bilhete que não foi escrito causando dor, a rosa que murchou na floricultura sem que ninguém a recolhe-se. O sorriso dado a pessoa errada, o olhar que constrange. A ausência do toque, o abraço superficial, a conversa monossilábica.
Com o passar do tempo, as datas importantes vão deixando de existir, não há mais a vaidade de se cuidar pro outro. Os elogios constantes, vão sendo substituídos por pequenas acusações, por conversas sem fundamento, por grandes discussões...
Detalhes? Onde estão, tão pequenos, tão...tão...Tão!
Quando ainda se tem amor, respeito, carinho, às vezes algumas peculiaridades para um ou para outro, parecem pequenos detalhes, sem importância, sem sentido maior. Mas no cotidiano das relações eles fazem toda a diferença. E não são restritos a um casal.
São nos pequenos gestos que notamos a grandeza das pessoas, dos sentimentos, das intenções. É certo que uns são mais sensíveis que outros, mas de maneira geral, ignorar algo importante para alguém que amamos ao longo do tempo, pode ser fatal! É como o lago que vai secando 1 mm a cada dia, como a folha que cai da árvore e vai murchando sem que ninguém perceba. Como os pássaros que tomam novos caminhos e fazem o horizonte parecer tão longe. Um dia vai faltar a água, a beleza das árvores, o frescor dos pássaros sobrevoando nossas cabeças.
Ainda parafraseando Roberto: “Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada. Do tempo que transforma todo amor em quase nada. Mas "quase" também é mais um detalhe.” Será?



Este texto foi publicado por Drika Flores na revista Vitrine: http://www.vitrinerevista.com.br/revistas/edicao44.swf