quarta-feira, 29 de março de 2017

FOI TRABALHANDO EM CASA QUE EU APRENDI...

Foi trabalhando em casa que eu aprendi que ter paciência é melhor do que ter poder... Porque o poder, certamente um dia a gente perde, já a paciência, quanto mais praticamos, mais se desenvolve, e mais benefício nos traz.
Foi trabalhando em casa que aprendi que o que é urgente, na maioria das vezes, poderia esperar até amanhã para ser resolvido. Então, para que correr tanto, e estragar a saúde desnecessariamente?
Foi trabalhando em casa que eu aprendi que tudo que conquistamos na profissão, fora o prazer e a realização pelo trabalho feito, é vaidade. O cargo ocupado, e até a remuneração. Que é melhor receber em amor, porque é "moeda" de troca rara hoje em dia. Vale muito, e ainda preenche a alma. Então, se um dia "formos mandados embora" pelo menos teremos uma saúde melhor...
Foi trabalhando em casa que eu aprendi a não esperar nada de ninguém. Afinal de contas, quem se lembra quem lavou o último copo, ou quantos minutos foram necessários para cozinhar aquele feijãozinho gostoso?  Ao contrário de quando se trabalha fora de casa, todos os dias cobramos os nossos chefes, e nossos colegas sobre algo de "muito bom" que fizemos, e não recebemos "reconhecimento algum". Mas por ser parte de nossas atividades corriqueiras, não deveríamos esperar retorno, afinal de contas, é como lavar uma louça, ou fritar o bife de todo dia, ninguém elogia mesmo quando está muito bom. Mas a gente se conforma, e se esforça do mesmo jeito pra ser cada vez melhor. Por amor, por saúde, por qualquer coisa.
Foi trabalhando em casa que eu aprendi que mulher vaidosa mesmo é a que consegue fazer tudo em casa, cuidar dos filhos, do marido, lavar, passar, limpar banheiro, manipular desinfetante, e no final de semana, ainda estar com uma unha linda e bem feita. E não aquelas que vivem "presas" em um terninho muito bem cortado, com cabelo sempre bem escovado. Essas sim têm problemas, porque escondem outras imperfeições muito mais difíceis de serem resolvidas. Unha feia a gente consegue resolver em 45 minutos, e mais alguns reais. Mas ego inflado, arrogância, egoísmo, egocentrismo, custa muito mais caro... e nem sempre tem conserto.
Foi trabalhando em casa que eu aprendi que bom mesmo é você ter o dinheiro para manter sua família bem estruturada, com boa moradia, transporte, saúde e educação. O resto é vaidade, e insegurança. É, porque para abandonar uma carreira para ficar em casa, "sem fazer nada" tem que ser muito corajosa, desapegada, compreensiva e dedicada. Sinceramente, se eu fosse uma gerente de recursos humanos de uma grande empresa, pensaria duas vezes antes não contratar uma dona de casa "sem experiência". A noção de organização, finanças, funcionalidade, desenvolvimento e aperfeiçoamento que se adquire "trabalhando em casa", muitas vezes, não conseguimos aprender em uma vida inteira de "dedicação profissional" a uma "carreira bem sucedida".
Foi trabalhando em casa que eu aprendi que no final das contas, nem tudo que reluz é ouro. E que o que está por vir, nem sempre é melhor do que tudo aquilo que já temos.
Então mais vale não nos compararmos a ninguém, vivermos da maneira que nos realiza e nos faz feliz. E aceitarmos as situações que a vida nos entrega. Porque foi trabalhando em casa que eu aprendi, o que eu sempre achei que aprenderia, trabalhando na rua.
Pense nisso!

OBS: ESSE TEXTO EU HAVIA PUBLICADO EM 2011. VEJAM COMO PERMANECE ATUAL!