segunda-feira, 13 de maio de 2013

RESPEITO É BOM, e todo mundo gosta!



A vida em sociedade está cada vez mais difícil de se compreender. A divergência de opiniões, incoerências, desapegos, apegos a coisas sem sentido, enfim, às vezes acho que não faço parte deste mundo.
Em época de “coelhinho da Páscoa”, a questão da fé floresce, e alguns conceitos religiosos se fazem presentes. Estes dias pensei: antigamente as pessoas brigavam porque não tinham religião, por falta de conhecimento e contato com valores e princípios e tal; e hoje elas brigam justamente por causa da religião que têm!!! Não é estranho? O fato de se ter uma religião praticante não deveria promover a união?
Talvez este excesso de informação, e excesso de cuidados e protecionismo tenha criado uma sociedade mais preconceituosa do que verdadeiramente acolhedora.
Por sua vez, existe o grupo dos negros, o grupo dos homossexuais, o grupo dos financeiramente menos favorecidos... Tudo bem, acredito que haja certas divergências dentro da sociedade, principalmente de direitos, que devam ser revistas. Mas é preciso ressaltarmos que os “deveres” também fazem parte das atitudes de quem se inclui na sociedade. É preciso termos o cuidado de não criarmos subgrupos que ao invés de promoverem a união, segreguem o convívio comum.
As pessoas brigam por que querem ter a liberdade religiosa, sexual, profissional, enfim. E quando alguém se manifesta de forma contrária a algo que foi proposto, punições massacrantes despertam. Precisamos atentar para não utilizarmos dois pesos e duas medidas. Saber o que dizer publicamente e como dizer. Homofobia deve ser crime? Mas o que realmente a caracteriza? Preconceito religioso também? Então como manifestar um dogma sem ofender ou causar desconforto? Vivemos ou não em uma democracia? Pessoalmente, acredito que as pessoas são livres para fazerem o que quiserem, desde que não ultrapassem o limite do outro.
As pessoas brigam demais! Como podemos querer unanimidade de pensamentos se temos uma sociedade tão diversa em suas origens? O nosso país por exemplo, é composto por povos de quase toda a parte do mundo. Cada qual com sua cultura, seus hábitos, suas convicções. A diversidade cultural deveria servir para enriquecer o nosso conhecimento, não segregar. Se ao invés da intolerância de que ordem fosse, existisse o respeito ao próximo, muitos problemas se resolveriam por si só.
Não importa o que cada qual faça da sua vida, desde que propague o amor, a paz, a união. Tudo o que for distante disso, na minha opinião é preconceito sem sentido, política, algazarra, perda de tempo, falta do que fazer.
O julgamento precipitado faz julgar inocentes e agir com parcialidade. Ao invés de nos preocuparmos em sobrepor nossas opiniões, que tal se ouvíssemos um pouco mais e criticássemos um pouco menos para viver em paz?
A paz, o amor ao próximo, a tolerância, a paciência, são cada vez mais sentimentos escassos neste mundo cheio de “seres superiores”donos de sua própria razão. Aquele que acredita estar com a verdade absoluta em suas mãos, está na realidade é muito longe dela!